Nossa Música, Nossa História

A música faz parte de nossas vidas, do nosso dia a dia e de nossas melhores lembranças. Impossível não se apaixonar por uma boa música nacional ou por aquela melodia internacional incrível. E dessa maneira que se inicia a história da Rádio Café Music – por dois apaixonados por música com o sonho de transmitir esse mesmo sentimento para outras pessoas.

Os professores e fundadores da Rádio Café Music Marcio Matos e Olivia Dias tinham consigo o dom e aptidão para a música desde crianças. Ainda bem jovens, Marcio e Olivia se conheceram e em muitas oportunidades se apresentavam juntos em shows por São Paulo. A parceria dos palcos tornou-se parceria de vida, até que no ano de 1999 fundam a primeira unidade da escola, ainda no bairro do Jaçanã, Zona Norte de São Paulo, com o nome de OliMar Empreendimentos Musicais.

Na mesma época, em uma oportunidade de negócio, junto a Prof. Sheila Martins, a escola agrupa-se à SM Music Estúdio Rádio Café, que seria então chamada unicamente como Rádio Café Music  (Escola artística de música), até os dias de hoje.

Nas dependências da escola, foi instalado um estúdio para ensaio e gravação, onde começa a receber uma série de conceituados artístas, tais como: Exaltasamba, É o Tchan, Karametade, Grupo Desejos, As Meninas,  Axé Blond, Kebradeira e tantos outros, que fortaleceram ainda mais a marca Rádio Café Music no meio artístico.

No ano de 2001, a primeira grande reforma e ampliação, com o uso de todo o terreno disponível para a escola. Materiais comprados, projeto idealizado e mãos à obra dos próprios fundadores da Rádio Café Music, que cresceu e ficou da maneira exata como planejada.

 

O ano de 2004 vem para selar ainda mais o perfil profissionalizante do ensino da Rádio com aulas de prática de banda e a primeira audição anual, realizada no então Recanto Sertanejo, no Jaçanã. Com um perfil sempre humanista, neste mesmo ano, a Rádio solicitou 1Kg de alimento como entrada do evento de sua primeira grande audição. E no dia 24 de dezembro de 2004, com o carro cheio de panelas cheias, em frente à Catedral da Sé, foram distribuídas refeições para uma fila de moradores em condição de rua, que compartilhavam suas histórias e enorme gratidão.

Em 2006, a Rádio Café Music realiza a primeira audição no Teatro Sir Isaac Newton, um dos grandes sonhos e objetivos da escola, com casa cheia e um nível elevadíssimo de apresentação dos alunos. A audição propulsiona a escola que no ano seguinte ganha um ‘boom’ de procura e novos alunos.

Já em 2008, a Rádio Café Music entra em sociedade com uma nova escola em Santana – a LS Music. Uma escola ampla, completa e com dois estúdios. Em Santana, começam a receber artistas e bandas, como: Netinho de Paula, Art Popular, Tihuana, Exaltasamba, Turma do Pagode, dentre outros.

Em 2009, com novos objetivos, encerra-se a parceria com a escola de Santana com muitos aprendizados. Entretanto, uma gama de alunos acompanha a Rádio Café Music e tornam-se alunos da unidade Jaçanã. Estrutura-se ainda mais a metodologia própria de ensino da RCM.

 

No ano de 2010, um divisor de águas para a história. A Rádio Café Music recebe o convite do Colégio Sir Isaac Newton para uma grande parceria. Carta branca para a realização de eventos musicais, a implementação do método de ensino da RCM no COSIN e o grande acordo para a gestão do Teatro Sir Isaac Newton. A Escola de Música ganha ainda mais notabilidade e conhecimento de um novo público e sente-se a necessidade de ampliação ou de um novo espaço, além do Jaçanã. Em uma oportunidade de negócio, no mês de outubro, a Rádio adquire um novo espaço na Avenida Júlio Buono, 2180 – a unidade Vila Gustavo para coroar “o ano perfeito”.

No Colégio Sir Isaac Newton, a Rádio Café Music produziu dois grandes musicais que entraram para a história do Colégio: Em 2013, High School Musical; e em 2015, Frozen – Uma aventura congelante, com todos os dias de apresentações lotados, e necessidade de abertura para sessões extras.

As duas unidades (Jaçanã e Vila Gustavo) caminham em conjunto até o ano de 2012, quando decide-se reunir toda a escola e o estúdio em um único espaço – Unidade Vila Gustavo. Em 2014, uma reforma no espaço para a instalação do estúdio para ensaios e pocket shows.

No ano de 2018, mais uma oportunidade de negócio, a Rádio Café Music incorpora a Destaque – Escola de Música e Dança, localizada no Tucuruvi, e até então, uma das principais concorrentes da Rádio Café Music.

Em 2020, a Rádio Café Music, em parceria com o Colégio Augusto Ramos, inaugura uma unidade nas dependências do próprio colégio, no bairro da Casa Verde.

Faça parte desta história com a gente! Clique aqui!